Direito Penal - Prisão Cautelar

Direito Penal - Prisão Cautelar

O Programa Prova Final da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes - LFG apresenta no Curso de Direito Penal, uma aula com o tema "Prisão Cautelar', apresentado pelo professor Paulo Sumariva.

"A Lei nº 12.403/2011 trouxe algumas inovações no tocante às prisões cautelares, principalmente quanto à possibilidade de medidas alternativas.
No art. 282 tem-se, na realidade, a fixação de critérios gerais quanto ao cabimento das medidas cautelares em geral, que devem ser seguidos pelo Juiz para a admissão das mesmas.
Assim é que, o art. 282, incisos I e II, alude principalmente à presença de dois requisitos essenciais para a fixação das medidas cautelares, a saber: “necessidade” e “adequação”, o que nada mais é do que a proporcionalidade. Por necessidade, entende-se que só é possível o cabimento da medida quando a mesma for imprescindível para a situação fática delineada, bem como por “adequação”, a aplicação da medida específica para a situação concreta determinada, verificando-se as circunstâncias do fato para a escolha da medida perfeitamente aplicável à hipótese." (http://www.conjur.com.br/2011-mai-23/prisao-cautelar-ficou-bem-disciplinada-regime)






Share this video :

Postar um comentário

 

Copyright © 2013. Prova Final - Videos - All Rights Reserved